top of page

6 dicas para melhorar as suas redes sociais


Redes Sociais

As redes sociais são hoje um dos maiores canais de comunicação, alcançando milhões de pessoas em pouco tempo e com a capacidade de mudar o negócio, para melhor ou pior.


Hoje trazemos aqui seis dicas para melhorar o seu posicionamento online e para ter melhor engajamento - isto é, um melhor rácio de interação entre as pessoas que o seguem e os posts que faz.


1. O primeiro passo é definir a sua persona. A persona vai ser um exemplo de alguém que pertença ao seu público alvo. Deve definir a idade, interesses, vida diária, profissão desta persona bem como atribuir-lhe um nome. O importante é conseguir definir uma pessoa a quem vai comunicar com os seus conteúdos e criá-los tendo esta referência em mente. Um exemplo:


Julia, portuguesa, 23 anos, estudante universitária, trabalha num escritório de contabilidade e recebe o ordenado mínimo. Ela vive com o seu namorado em Sintra e gosta de sair para dançar e estar com amigos. Gosta também de moda e de usar roupas de qualidade.


Deve criar uma persona para cada perfil presente no seu público alvo.


2. Esteja informado sobre cada uma das redes sociais, quais são os seus públicos e em qual das redes as personas que criou irá despender mais tempo e atenção. Quando se fala de redes sociais, imediatamente pensamos em Facebook, Instagram, TikTok e consideramos que estas são as redes onde a nossa marca deve ter presença. Porém, a verdade é que existem muitas mais redes do que há um ano e a tendência é que haja cada vez mais plataformas. É importante estar a par de todas e perceber o seu contexto e a forma como funcionam; se o nosso público alvo as está a usar e de que maneira vamos conseguir comunicar eficazmente neste grupo.


3. Criar conteúdos diferentes e interessantes para o público alvo é crucial para alcançar um melhor posicionamento e chegar aos resultados idealizados. Deve criar conteúdo diferente para cada uma das redes sociais e para cada uma das personas que definiu. É importante ser persistente e consistente, publicando regularmente para que chegue ao maior número de pessoas possível.


4. Imagem. Como é sabido, uma imagem é muito mais representativo que um texto. Invista em boas imagens ou contrate um profissional. É essencial para ter uma boa imagem porque é a forma mais fácil e eficaz de comunicar.


5. Crie uma relação. Não é suficiente fazer os posts mais bonitos. A par disso, a interação com os utilizadores da rede social é necessária e faz-se respondendo a comentários, abrindo caixas de perguntas/sugestões, etc. Estabelecer esta relação vai gerar maior conexão entre a marca e os utilizadores, aumentando a brand awareness do seu negócio.


6. Definição de uma estratégia -Implementação do plano de ação - Monitorização de resultados. Para conseguir uma presença nas redes sociais com sucesso, é obrigatório ter uma estratégia definida. Precisa de saber qual o caminho a tomar para alcançar os resultados desejados. As estratégias devem ser diferentes para cada uma das redes e para cada objetivo traçado. Após atingido o objetivo, é necessário definir a estratégia e o respetivo plano de ação, ou como colocar a estratégia em prática. Defina quais os posts que vai fazer, qual o público que vai trazer à rede, que fotos vai fazer. Depois deste planeamento, é importante colocá-lo em ação e monitorar os resultados que está a obter.

Esforçarmo-nos para atingir uma meta só faz sentido se, após o trabalho, não soubermos perceber e analisar se cumprimos o objetivo - se a estratégia foi eficaz, de facto. É muito importante fazer uma análise crítica dos resultados.


Estes são alguns dos aspetos mais elementares a ter em conta no investimento e gestão das redes sociais.


Se pretender ajuda de profissionais, entre em contacto connosco!




9 views0 comments
bottom of page