6 Dicas para melhorar as suas redes sociais

Atualizado: 23 de fev.



Social Media - Good To Great Consulting

As redes sociais são um dos maiores canais de comunicação dos dias de hoje chegando a milhares de pessoas em poucas horas e com a capacidade de mudar um negócio, tanto para o bem como para o mal.





Hoje trazemos-lhe seis dicas para melhorar o seu posicionamento online e para conseguir um maior engajamento - ou seja, uma maior taxa de interação entre pessoas que o seguem e as publicações que faz.


1. O primeiro passo é definir a persona. A persona será um exemplo de alguém que pertence ao seu público alvo. Deverá definir a idade, gostos, quotidiano, profissão e até mesmo dar um nome. O importante é conseguir definir uma pessoa para a qual vai estar a comunicar e esta deverá ser a base para todas as suas publicações.

Deixamos-lhe um exemplo:

Júlia, portuguesa, 23 anos, universitária, trabalha num escritório de contabilidade em part-time e recebe o vencimento mínimo. Vive com o namorado em Sintra. Gosta de sair para dançar e de estar com os amigos. Gosta de moda e de se vestir com roupas de qualidade.


Deverá criar uma persona para cada perfil do seu público alvo.


2. Conheça cada uma das redes sociais, quais são os seus públicos e em quais delas as suas personas passam mais tempo.

Quando se fala em redes sociais imediatamente o nosso pensamento vai para Facebook, Instagram, Tik Tok e automaticamente consideramos que devem ser essas as redes sociais onde o nosso negócio deve estar presente. A verdade é que existem neste momento muito mais redes sociais do que há um ano e a tendência é que cada vez sejam mais as plataformas que querem conectar pessoas.

É importante conhecer cada uma delas, perceber como funcionam, se o nosso público alvo as utiliza e como é que conseguiremos através da sua utilização comunicar de forma eficiente com esse mesmo grupo.


3. Criar conteúdo diferente e que seja interessante para o público alvo é peça chave para conseguir um melhor posicionamento e chegar ao resultado que definiu.

Deverá criar conteúdo diferenciado, para cada uma das redes sociais, e diferente para cada uma das diferentes personas.

É essencial ser persistente e consistente, e fazer publicações regularmente para que assim consiga chegar ao maior número possível de utilizadores.


4. Imagem. Como é sabido, uma imagem vale mais que mil palavras.

Invista em boas fotografias ou contrate um profissional. É fundamental ter uma boa imagem pois é a forma mais fácil e directa de comunicação.


5. Crie uma relação

Não basta só fazer as mais bonitas publicações. É preciso interagir com os utilizadores e responder a comentários e mensagens. Esse desenvolvimento de relação criará uma maior ligação entre a marca e os utilizadores, fazendo crescer o brand awareness (ou reconhecimento da marca).


6. Definição de estratégia - Implementação de Plano de Ação - Monitorização de resultados.

Para as redes sociais terem sucesso é obrigatório que haja uma estratégia definida. É preciso saber qual o caminho que se quer traçar para atingir um objetivo. As estratégias deverão ser diferentes para cada uma das redes sociais e para cada um dos objetivos.

Assim, depois de o objectivo ser definido, é necessário definir a estratégia e o respectivo plano de ação. Defina que publicações vai fazer, que convidados vai trazer para a rede social, que fotografias vai tirar. Depois dessa planificação é importante colocá-la em ação e por fim monitorar os resultados.

De nada vale trabalharmos num objectivo se depois não conseguimos perceber se o atingimos ou não, ou se aquela estratégia foi a mais eficiente. É necessário analisar e ser crítico relativamente aos resultados.


Estes são apenas alguns passos básicos e que consideramos necessários para ter sucesso na gestão da sua rede social.


Caso necessite da ajuda de uma equipa de profissionais entre em contacto connosoco aqui.





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo