Good To Great Consulting Logo

Como posso tornar o meu alojamento mais sustentável?



As alterações climáticas são um dos grandes desafios que teremos de enfrentar nos próximos anos. É urgente termos atitudes mais conscientes relativamente ao ambiente e à utilização dos seus recursos.


Neste momento, a urgência de termos hábitos mais sustentáveis, não só pelo ambiente mas também devido às tendências de consumo. A adoção de práticas amigas do ambiente vão ajudar ao contentamento dos clientes, além de estarem associadas a poupança e controlo de custos.

Aqui ficam algumas ideias de como pode tornar o seu alojamento mais sustentável.


1 - Utilize tecnologia inteligente

Usar equipamentos eletrónicos, lâmpadas e equipamentos de aquecimento e arrefecimento que sejam energeticamente eficientes resultará numa poupança significativa do seu consumo energético. Poupa o ambiente e a sua carteira.


2 - Recicle

A reciclagem de resíduos já é uma imposição há bastante tempo e que deverá manter-se como uma boa prática. A verdade é que a reciclagem pode ir muito mais além do papel, do plástico e do vidro. Toalhas de restaurante antigas podem dar vida a novos guardanapos ou até toalhas turcas de corpo podem tornar-se tapetes para saída do banho. O que importa é controlar os resíduos que geramos e ter um consumo mais consciente.


3 - Incentive os hóspedes a serem mais sustentáveis

Informe os seus hóspedes sobre o consumo energético e peça-lhes para desligarem a luz quando não estão no alojamento ou que reutilizem as toalhas de banho - não exigindo uma mudança diária das mesmas. Informe-os sobre as suas ações de sustentabilidade e faça-os fazer parte da mudança.


4 - Economize Água

Há inúmeras opções no mercado que lhe permitem poupar na água que gasta numa unidade de alojamento. Desde controlares de fluxo de água para chuveiro até truques mais caseiros de poupança de água para o autoclismo, existem várias formas de controlar o gasto deste recurso tão essencial.


5 - Apoie negócio locais

Conheça os seus fornecedores e privilegie quem tem preocupações ambientais com a produção e distribuição. Sempre que possível, opte por comprar localmente, não só reduz o impacto que o transporte tem no ambiente como também ajuda a comunidade onde está inserido.

Estes são apenas alguns exemplos de boas práticas que pode começar já a implementar para que o seu alojamento seja mais sustentável e amigo do ambiente.

A sustentabilidade não é só uma tendência, é também uma necessidade urgente.


9 visualizações0 comentário