Google My Business: O seu parceiro de negócio mais importante.

Atualizado: 9 de fev.



Google My Business - Good To Great Consulting

Ter uma presença digital é, já há muito tempo, crucial para o sucesso de qualquer negócio e algo que a maioria dos gestores e empreendedores têm noção ainda antes de o começar. Uma das ferramentas gratuitas de que os negócios podem tirar partido e que continua, sem grande explicação, a ser negligenciada, é o Google My Business (GMB).


Se pensarmos que o Google é o motor de busca mais utilizado no mundo (92.7% das pesquisas), torna-se hoje essencial não só estar presente como ter um perfil atualizado e com toda a informação que possa ser relevante aos mercados que trabalhamos sempre à distância de uma só pesquisa.


O GMB é neste momento a porta de entrada principal de qualquer negócio, sendo usado diariamente por milhões de utilizadores para encontrar contactos, horários de abertura, fotografias e outras informações atualizadas ao momento que sejam relevantes no momento da pesquisa. Podemos pensar no GMB como as páginas amarelas da era digital e, tal como quando estas eram físicas, se não estivermos presentes é como se não existíssemos.


Porque é que o Google My Business é tão importante?


- Ajuda quase imediatamente o seu ranking de SEO local;

- Cria uma ótima oportunidade para causar uma boa primeira impressão do seu negócio com um painel dedicado à direita da pesquisa no Google;

- Integração com Google Maps, a plataforma de mapas mais utilizada no mundo, que permite que os seu clientes o encontrem quando estão perto da sua localização;

- Funcionalidade de mensagens instantâneas (opcional) - Permite que os seus clientes lhe coloquem questões diretamente através do GMB, o que pode evitar que estes sejam esclarecidos antes de procurar um concorrente numa nova pesquisa;

- É uma boa fonte avaliações de clientes que ajuda a ganhar a confiança no seu negócio;


Adicionalmente, com a queda constante nos últimos anos de serviços como o Yelp ou o TripAdvisor, o GMB tem crescido bastante em relevância como plataforma de feedback imediato dos seus serviços a novos clientes



Como otimizar o seu Google My Business em 2022?


1. Se o seu negócio sofreu alterações de horário durante a pandemia devido a restrições impostas pelo governo, é prioritário que volte a atualizar as suas horas de funcionamento no GMB, para que os seus potenciais clientes saibam sempre ao momento se podem ou não contactá-lo ou visitá-lo. O processo para atualizar o horário de funcionamento é bastante simples:


- Faça login na sua conta Google e aceda ao GMB;

- Navegue até "Info" ou "Informações do negócio";

- Clique em "Editar";

- Atualize os horários de abertura para cada dia da semana;

- Caso tenha serviços que funcionem em horários diferentes do seu horário de abertura habitual pode utilizar a opção "mais horários";

- Clique em aplicar para guardar as informações e faça uma pesquisa para confirmar se ficaram online.


2. Na mesma secção de informação do negócio, aproveite para aprimorar a descrição do seu negócio com um texto simples, informativo e que vá direto às vantagens que os seu clientes têm ao utilizar os seus serviços ou produtos. A Google permite que utiliza 750 caracteres por isso tente ser conciso e relevante.



Google My Business Instructions - Good To Great Consulting
Atualize a informação mais relevante do seu negócio acedendo ao separador "info"


3. Atualize as fotos dos seus produtos, do seu espaço (caso receba clientes) ou até mesmo da sua equipa. Remova fotografias antigas ou que estejam desatualizadas, reveja o seu logótipo e fotos de capa e vá atualizando este conteúdo periodicamente para ficar cada vez mais relevante para o motor de pesquisa.


4. Para que seja encontrado localmente de forma mais rápida, certifique-se que o seu negócio está categorizado de foram correta. Por exemplo, se tem um hotel ou um restaurante, certifique-se que a caixa "Categoria principal" está corretamente preenchida com "Hotel" ou "Restaurante", respetivamente. Caso necessite, é possível adicionar uma categoria secundária.


5. Aproveite os posts que coloca nas redes sociais como o Facebook ou o Instagram e coloque-os no seu perfil do Google My Business. Isto ajuda a movimentar a página com conteúdo atualizado e aumentar a relevância da sua página no motor de busca.


Ainda precisa de mais razões para criar ou atualizar o seu Google My Business? No mais recente relatório da Google foi divulgado que 60% dos utilizadores de smartphones já contactaram negócios através do botão "ligar" no Google My Business, o que reforça a ideia desta ferramenta ser cada vez mais vista como a montra principal e um fator de sucesso para o seu negócio.


Precisa de ajuda a configurar o seu Google My Business? Entre em contacto com a Good To Great Consulting, temos uma equipa pronta para o ajudar.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo