Programa Genius da Booking.com - Parceiro ou problema?

Atualizado: 4 de jan.


Quem gere unidades turísticas refere muitas vezes a dependência dos canais de venda online como algo negativo, e apresentam, por norma, os seguintes argumentos:

  • “Perco o controlo das minhas vendas”

  • “Estão sempre a oferecer descontos”

  • “Pago demasiado em comissões”


A verdade é que estes canais representam também uma grande parte do volume de reservas que a maioria das unidades hoteleiras recebe...

Posto isto, coloca-se a questão: “se preciso destes canais online para receber mais reservas, como posso tirar o melhor partido deles? Como sabemos que a gestão das vendas de canais online nem sempre é fácil, decidimos adicionar uma nova rubrica ao blog, onde vamos explorar os diferentes canais, as suas vantagens e desvantagens e desmistificar alguns assunto.


Começamos pelo programa Genius da Booking.com.


Quem é o cliente Genius?


São clientes que realizaram mais do que 2 reservas no mesmo ano na Booking.com.


Que unidades podem ser pertencer ao programa Genius?


Unidades que cumpram os critérios de elegibilidade (métricas de comentários e reservas confirmadas).





As vantagens em ser um cliente Genius são diversas e variam de acordo com os níveis de Genius existentes - o nível 1 e 2 (atribuição ligada ao número de reservas por ano do cliente) - e podem passar por: ter um desconto na unidade que tiver este programa activo, receber o pequeno-almoço ou ter um upgrade de quarto gratuitamente ou ter a possibilidade de sair mais tarde da unidade (late check-out).


Sabemos que a probabilidade de um cliente Genius escolher propriedades com o programa ativo é grande. Assim, é importante saber de que forma poderá atrair este público e posicionar-se para que seja o escolhido na altura de reserva.


Principais notas a tirar sobre o Programa Genius para as unidades:


Disclaimer: antes de avançar tenha em consideração que antes de aplicar qualquer programa de descontos ou visibilidade na sua unidade deverá repensar toda a estrutura de preços da mesma, de forma a garantir que continua a ter margem de rentabilidade.


  1. Pode activar este programa (se cumprir os critérios) a qualquer momento e não existe período de fidelização: tenha apenas em consideração que ao sair do programa terá que aguardar 6 meses (e cumprir novamente os critérios) para reactivar o programa.

  2. O desconto é aplicado no quarto mais barato e no quarto mais vendido: muitas vezes coincide o quarto mais vendido ser o mais barato (por razões óbvias). Neste caso, o desconto é aplicado apenas a uma tipologia, mas é sempre informado na página qual a tipologia em questão para que não tenha surpresas antes de ativar o programa.

  3. Tem a possibilidade de bloquear 30 dias ao ano: ou seja, ao activar o programa poderá bloquear 30 dias do ano em que não quer que o desconto Genius seja aplicado. Por exemplo, em datas que já se encontre com uma taxa de ocupação elevada ou em datas festivas ou de eventos de grande dimensão no destino onde se encontra. Evite dar descontos em datas onde este não trará qualquer vantagem e onde a ocupação a bons preços é mais provável.


Sugestão: caso a sua unidade trabalhe com estadia mínima de duas noites, poderá utilizar este bloqueio a seu favor. Imagine que em Agosto não quer aplicar o desconto Genius, poderá aplicar este bloqueio de forma alternada (dia sim, dia não) uma vez que o cliente também não conseguirá reservar apenas uma noite devido às restrições.


Utilize o upgrade gratuito de quarto a seu favor: uma vez que a maioria das unidades utiliza apenas o Genius para aplicar o desconto no preço, poderá trabalhar a sua diferenciação utilizando as funcionalidades extra do programa. Ofereça um upgrade para uma tipologia que tenha menos conversão e adapte esta oferta para que surja apenas X dias antes da data de check-in (ou seja, esta possibilidade surgir apenas em last minute. Se até lá estas tipologias não estiverem vendidas, ao oferecer o upgrade aumenta a satisfação do seu cliente last-minute e aumentar a pontuação da sua página).

  1. Em unidades com o seu próprio serviço de F&B (comidas de bebidas), a possibilidade de oferecer o pequeno-almoço gratuitamente poderá ser interessante caso o objectivo seja aumentar o volume de reservas: tendo em consideração que o preço de custo será o dos produtos.


Tem dificuldade em gerir a acumulação do Genius e das suas tarifas flexíveis e não reembolsáveis? Nas datas em que tiver o programa activo, bloqueie a sua tarifa não reembolsável para que o desconto seja somente aplicado na tarifa flexível, por exemplo. Faça este exercício com todas as tarifas que não tem a certeza se acumulam o desconto ou não.


Precisa de ajuda a implementar corretamente o programa Genius na sua propriedade? Entre em contacto com a nossa equipa!






Artigo escrito pela Good To Great Consulting, todos os diretos reservados.




76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo