Saiba como captar mais reservas diretas.


Grande parte das unidades turísticas querem aumentar o volume de reservas diretas para diminuir as comissões pagas aos canais online de reservas.



Mas de que forma é que o podem fazer? ou por onde devem começar? Nós ajudamos!


Website próprio: cada vez mais o cliente final procura automatismos e rapidez no processo de reserva, assim, é importante que a sua unidade tenha um website capaz de as receber

No entanto, é importante que o cliente consiga finalizar a reserva no seu website no momento em que está disponível psicologicamente para comprar. Completar formulários de contacto para depois receber mais informações sobre preços e disponibilidade não é a solução ideal nos dias de hoje. O cliente quer fazer a reserva de forma imediata e não vai aguardar para saber se há ou não disponibilidade para as datas que pretende.



SEO: É importante que com uma simples pesquisa o cliente encontre o seu website. Pense no seu comportamento como consumidor: não vai à quinta página do Google à procura de unidades para reservar e é muito provável que os seus clientes também não. Por isso, é tão importante que o seu website seja corretamente construído, assim como otimizado para motores de pesquisa (SEO), para que tenha o devido destaque nas pesquisas do Google.


Website Informativo: Utilize o website para passar a informação que acha mais relevante para o cliente final. Os canais online uniformizam os seus textos de apresentação. O website pode ser a oportunidade ideal para criar a sua mensagem e dar voz à sua marca.


Contatos diretos: se receber uma chamada com pedido de disponibilidade, tente fechar a reserva no próprio momento. Se o cliente lhe ligou é porque se encontra interessado na sua unidade, aproveite que tem este contato direto e concretize a reserva.


Redes Sociais: Esteja presente nas redes sociais. Cada vez mais, as redes sociais são utilizadas como motores de busca, por isso, vá ao encontro do cliente final e estabeleça a sua presença online. Se sabe que o seu cliente passa horas nas redes sociais, publique fotografias da sua unidade para chamar a atenção para a sua unidade. Atenção: se um cliente lhe envia uma mensagem, não demore horas ou dias a responder, porque este tempo pode custar-lhe a reserva. Adicionalmente, se o cliente pergunta disponibilidade e preços, não envie uma mensagem a informar que poderá encontrar esta informação no website, tente converter a reserva por esta via, mesmo que seja necessário fazer uma chamada telefónica para obter dados privados como o número do cartão de crédito. Ferramentas de instant chat (como o whatsapp) são cada vez mais utilizadas no lugar de emails, por isso, crie uma conta de whatsapp business e mantenha o contacto direto com os seus clientes.


Incentivos: Se tiver uma pessoa ou uma equipa responsável pelas reservas, trabalhe com incentivos. Isto faz com que o colaborador se sinta mais motivado a converter possíveis reservas ou até a reservar tipologias mais caras. Para isto, só terá que criar uma tabela de upsells informando a pessoa/equipa de qual a percentagem que ganhará ao converter cada reserva ou tipologia mais cara.


Ofereça condições especiais em reservas diretas: poderá considerar atribuir um desconto ou um upgrade gratuito de forma a que o cliente se sinta impelido a reservar diretamente. Não se esqueça que é tão importante cativar clientes novos como manter clientes habituais, pelo que deverá aplicar estes mesmos gestos comerciais a clientes fidelizados (returning/repeated guests), para que estes continuem a reservar na sua unidade.



Peça uma análise gratuita ao seu negócio e nós ajudamo-lo a diminuir a dependência dos canais online de venda, aumentando as suas reservas diretas.

Fale connosco.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo