Tenha melhores reviews.


Como melhorar os seus reviews e ter melhor pontuação na época alta.


Os comentários deixados por antigos clientes nos canais online são uma forma infalível de trabalhar o marketing da sua propriedade e mostrar a potenciais clientes o quanto o seu alojamento vale a pena.

Mas, e toda a história tem um mas, este método de avaliação por reviews tem tanto de positivo como de negativo.


A Booking.com, por exemplo, tornou-se expert em determinar a qualidade de um alojamento local ou hotel pelos reviews que esse mesmo alojamento recebe por parte de quem já o visitou. Se por um lado, esse tipo de avaliação traz confiança e faz com que os novos clientes sintam a segurança necessária para fazerem uma reserva, por outro lado, pode ser um método de avaliação muito injusto.


Nas épocas baixas, com os alojamentos com menores percentagens de ocupação, é expectável que o tempo que cada gestor dedica a cada hóspede seja maior, sendo que nas épocas com maior procura e maior rotação, esse mesmo tempo seja mais curto e mais dividido por quem o visita.

Por norma, isso significa que os comentários tendem a ser piores e as pontuações mais baixas.


Por estas razões e, por este ser um tema tão debatido e que tanta preocupação gera, seleccionámos algumas dicas para que consiga melhorar (ou aumentar) a sua avaliação neste verão.


  • Crie experiências locais. Envolva os seus hóspedes em atividades locais. Sugira restaurantes ou pontos da cidade que merecem ser vistos.

  • Supere as expectativas dos clientes e tente dar um toque pessoal às suas estadias. Pode ser uma surpresa caso verifique que se trata de um aniversário ou uma early check in caso os hóspedes cheguem cedo de viagem.

  • Garanta que os seus produtos e serviços estão sempre a melhorar para surpreender os seus hóspedes a cada visita.

  • Ouça e aplique o feedback que recebe de cada cliente.

Por fim, lembre-se que a experiência do cliente não começa e termina com o check-in e o check-out. Está a ser construída uma memória e a ser desenhada uma avaliação em todos os pontos de contacto que tem com os seus hóspedes, incluindo canais online e móveis, que deverá manter com o mesmo nível de profissionalismo e disponibilidade que presta durante a estadia.

Estas são apenas algumas dicas que o poderão ajudar a melhorar a sua avaliação e a receber reviews mais positivas, no entanto, há certos aspectos que deverá ter sempre em conta quando quer melhorar a experiência dos seus hóspedes:

  • Ter fotografias reais do alojamento.

  • Haver uma descrição do que está incluído na reserva e o que o hóspede poderá encontrar quando chegar ao alojamento

  • Manter uma conversa com o hóspede e fazer uma gestão das suas expectativas antes da sua chegada ao local.

  • Após a estadia, enviar uma mensagem de agradecimento com um pedido para fazer um comentário / review.

Esperamos que estas dicas/ ideias o ajudem a conseguir tirar o máximo proveito das suas reservas e melhorar a sua pontuação nos principais canais de reserva, neste verão.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo